Aparência Geral:
Um cão simétrico, poderoso, ativo, sólido e bem montado, não desajeitado nem com pernas longas, exibindo uma expressão amável e possuindo uma personalidade ansiosa, alerta e autoconfiante. Primordialmente um cão de caça, deve ser apresentado em condição de trabalho árduo. A aparência geral, equilíbrio, movimentação e propósito devem ser mais enfatizados do que qualquer uma de suas partes componentes. Falhas - Qualquer desvio do ideal descrito deve ser considerado uma falta de acordo com o grau em que interfere no propósito da raça ou é contrário ao caráter da raça.
Tamanho, Proporção, Substância:
Machos com 58 a 61 centímetros de altura na cernelha; fêmeas com 54,5 a 57 centímetros.
Cães com até 2,54 centímetros acima ou abaixo do tamanho padrão devem ser penalizados proporcionalmente. Desvio na altura de mais de 2,54 centímetros do padrão deve desqualificar. Comprimento do osso do peito ao ponto da nádega ligeiramente maior que a altura na cernelha na proporção de 12:11.
Peso para machos de 29 a 34 quilogramas; fêmeas de 25 a 29 quilogramas.
Cabeça: larga no crânio, ligeiramente arqueada lateral e longitudinalmente sem proeminência dos ossos frontais (testa) ou ossos occipitais. Stop bem definido, mas não abrupto. Focinho profundo e largo, quase tão longo quanto o crânio. Muzzle reto em perfil, fundindo-se suave e fortemente ao crânio; quando visto de perfil ou de cima, ligeiramente mais profundo e largo no stop do que na ponta. Sem pesadez nas bochechas. A remoção dos bigodes é permitida, mas não preferida.
Olhos amigáveis e inteligentes na expressão, médios a grandes, com bordas escuras e ajustadas, bem separados e razoavelmente profundos nas órbitas. Cor preferencialmente marrom escuro; marrom médio aceitável. Olhos inclinados e olhos estreitos e triangulares prejudicam a expressão correta e devem ser penalizados. Nenhum branco ou haw visível olhando diretamente para frente. Cães que mostram evidência de anormalidade funcional das pálpebras ou cílios (como, mas não limitado a, triquíase, entrópio, ectrópio ou distiquíase) devem ser excluídos do ringue.
Orelhas relativamente curtas com a borda frontal presa bem atrás e um pouco acima do olho e caindo perto da bochecha. Quando puxada para frente, a ponta da orelha deve cobrir apenas o olho. Conjunto de orelhas baixo, semelhante ao de um cão de caça, deve ser penalizado.
Nariz preto ou preto acastanhado, embora o desbotamento para um tom mais claro em clima frio não seja grave. Nariz rosa ou seriamente carente de pigmentação deve ser penalizado.
Dentes com mordida em tesoura, na qual o lado externo dos incisivos inferiores toca o lado interno dos incisivos superiores. Mordida prognata ou retrognata é uma desqualificação. Desalinhamento dos dentes (colocação irregular dos incisivos) ou mordida em nível (incisivos se encontram borda com borda) é indesejável, mas não deve ser confundido com prognatismo ou retrognatismo. Dentadura completa. Lacunas óbvias são faltas graves.
Pescoço, Linha Superior, Corpo: pescoço de comprimento médio, fundindo-se gradualmente em ombros bem recuados, dando aparência robusta e musculosa. Sem papada. Linha superior forte e nivelada da cernelha até a garupa ligeiramente inclinada, seja parado ou em movimento. Linha superior inclinada, dorso arqueado ou selado, lombo plano ou garupa íngreme devem ser penalizados. Corpo bem equilibrado, curto, profundo no peito. Peito entre as pernas dianteiras pelo menos tão largo quanto a mão fechada de um homem, incluindo o polegar, com um bom peitoral desenvolvido. Peito estende-se até o cotovelo. Costelas longas e bem arqueadas, mas não em forma de barril, estendendo-se bem em direção aos quartos traseiros. Lombo curto, musculoso, largo e profundo, com muito pouco encolhimento. Lados planos, peito estreito, falta de profundidade no peito, encolhimento excessivo deve ser penalizados.
Cauda bem inserida, grossa e musculosa na base, seguindo a linha natural da garupa. Ossos da cauda estendem-se até, mas não abaixo, do ponto do jarrete. Carregada com ação alegre, nivelada ou com alguma curva moderada para cima; nunca enrolada sobre as costas nem entre as pernas.
Anteriores: musculosos, bem coordenados com os posteriores e capazes de movimento livre. Omoplatas longas e bem recuadas com as pontas superiores bastante próximas na cernelha. Braços superiores parecem ter aproximadamente o mesmo comprimento que as lâminas, posicionando os cotovelos para trás sob a ponta superior das lâminas, próximos às costelas sem folga. Pernas, vistas de frente, retas com bom osso, mas não a ponto de serem grosseiras. Metacarpos curtos e fortes, ligeiramente inclinados sem sugestão de fraqueza. Ergôs nas patas dianteiras podem ser removidos, mas normalmente são deixados. Pés de tamanho médio, redondos, compactos e bem articulados, com almofadas espessas. Excesso de pelo pode ser aparado para mostrar o tamanho e contorno naturais. Pés espalmados ou pés de lebre devem ser penalizados.
Posteriores: largos e fortemente musculosos. Perfil da garupa inclina-se ligeiramente; o osso pélvico inclina-se em um ângulo ligeiramente maior (aproximadamente 30 graus da horizontal). Em uma postura natural, o fêmur junta-se à pelve em aproximadamente um ângulo de 90 graus; joelhos bem dobrados; jarretes bem descidos com metatarsos traseiros curtos e fortes. Pés como na frente. Pernas retas quando vistas de trás. Jarretes de vaca, jarretes abertos e jarretes em foice devem ser penalizados.
Pelo: denso e repelente à água com bom subpelo. Pelo externo firme e resiliente, nem grosseiro nem sedoso, aderente ao corpo; pode ser reto ou ondulado. Juba natural não aparada; franjas moderadas na parte de trás das pernas dianteiras e no ventre; franjas mais pesadas na frente do pescoço, na parte de trás das coxas e na parte inferior da cauda. Pelo na cabeça, patas e parte da frente das pernas é curto e uniforme. Comprimento excessivo, pelos abertos e pelos moles e flácidos são muito indesejáveis. Pode-se aparar os pés e neaten pelos soltos, mas a aparência natural do pelo ou contorno não deve ser alterada por corte ou tosa.
Cor: dourado rico e lustroso de várias tonalidades. Franjas podem ser mais claras que o resto do pelo. Com exceção do embranquecimento ou envelhecimento do rosto ou corpo devido à idade, qualquer marcação branca, além de alguns pelos brancos no peito, deve ser penalizada de acordo com sua extensão. Sombreamentos claros permitidos não devem ser confundidos com marcações brancas. Cor predominante do corpo que seja extremamente pálida ou extremamente escura é indesejável. Deve-se dar alguma latitude ao filhote claro cuja coloração mostra promessa de aprofundamento com a maturidade. Qualquer área notável de pelo preto ou de outra cor que não seja a cor padrão é uma falta grave.
Movimentação: ao trotar, a movimentação é livre, suave, poderosa e bem coordenada, mostrando bom alcance. Visto de qualquer posição, as pernas não viram para dentro nem para fora, nem os pés cruzam ou interferem uns com os outros. À medida que a velocidade aumenta, os pés tendem a convergir para a linha central de equilíbrio. Recomenda-se que os cães sejam mostrados com uma guia solta para refletir a verdadeira movimentação.
Temperamento: amigável, confiável e digno de confiança. Briguento ou hostilidade para com outros cães ou pessoas em situações normais, ou uma exibição injustificada de timidez ou nervosismo, não está de acordo com o caráter do Golden Retriever. Tais ações devem ser penalizadas de acordo com sua significância.
Desqualificações: Desvio na altura de mais de 2,54 centímetros do padrão para qualquer direção. Mordida prognata ou retrognata.
Aprovado em 13 de outubro de 1981 e reformatado em 18 de agosto de 1990 pelo AKC.
Comments