Fonte: Dogster.
Reconheça os gatilhos do seu golden -
Estresse, outro animal ou uma forma de comunicação - para marcar em casa e adote um treinamento de reforço positivo.
Marcar na casa é um problema malcheiroso, frustrante e que é um desafio para os amantes de cães resolverem. A chave para parar a marcação de um cão é entender as motivações para fazer xixi dentro de casa.
Vamos começar com o primeiro passo: descobrir o porquê por trás do comportamento.
Por que meu golden está marcando dentro de casa?
Embora seu cão levantar a perna em seu sofá, parede ou no canto da sala não seja o ideal, a marcação de urina é um comportamento muito natural para os cães, que experimentam o mundo pelo nariz e deixam seu cheiro para trás como uma forma de comunicação: eu já estive lá, ou este é o meu território.
Muitas pessoas assumem que apenas cães machos, e especificamente machos intactos, marcam seu território com urina, mas este não é o caso. Cães machos e fêmeas marcam a urina, independentemente de serem esterilizados ou castrados . Algumas cadelas até levantam as pernas para marcar.
As principais razões pelas quais o seu cão marca dentro de casa são:
· Seu cão está tentando dizer a outros cães ou animais que a casa faz parte de seu território.
· Para comunicar e gerenciar seus sentimentos sobre mudanças ou estressores em casa. Reorganizar os móveis, mudar para um novo espaço, novos horários ou membros da família entrando ou saindo.
· Problema médico, como uma infecção do trato urinário
Como impedir que seu cachorro marque dentro de casa
Etapa 1: descartar um problema médico. Faça uma visita ao veterinário, que descartará qualquer problema de saúde que esteja fazendo com que seu cão tenha vontade de fazer xixi. Uma vez que isso seja descartado, você sabe que a marcação provavelmente é comportamental e é hora de começar a trabalhar com seu cão.
Etapa 2: entender os gatilhos. Preste atenção quando e onde seu cão começa a marcar - em algum lugar novo, quando outro cão ou animal está em casa, móveis novos ou retornando ao mesmo local várias vezes. Uma vez que você pode antecipar o comportamento, você pode prevenir e interromper o
Passo 3: supervisionar. Mantenha seu cão à vista, especialmente se ele está em uma área da casa onde costuma marcar, para intervir antes de ele agir. Redirecione-o antes que ele levante uma perna ou agache.
Passo 4: redirecionar. Se você perceber que seu golden está cheirando a parede ou os móveis, use guloseimas e brinquedos para redirecioná-lo para longe dessa área e leve-o para o banheiro ou para a rua. Redirecionar seu cão antes de marcar é muito mais eficaz do que tentar interrompê-lo assim que ele começar e reduz a frequência de futuras tentativas de marcação. Quando seu cão se afasta da área que estava farejando/prestes a marcar, lembre-se de elogiar e encorajar com guloseimas e brincadeiras.
Passo 5: prevenção. Para determinados marcadores, o uso de fralde ou faixa abdominal é uma medida preventiva. Os cães não gostam da sensação de estarem molhados, então a maioria não tentará marcar com a fralda. Use a fralda ou faixa abdominal apenas quando estiver por perto e puder intervir se o seu cão ficar estressado, angustiado ou emaranhado e verifique regularmente se não está
molhado. Quando úmido, troque-o imediatamente para evitar irritação e desconforto.
Outras dicas para impedir que os cães marquem dentro de casa
Dicas adicionais para ajudar enquanto você trabalha com seu cão incluem:
Incentive a marcação ao ar livre: forneça uma saída para esse comportamento natural de marcação, dando ao seu cão bastante espaço e oportunidade de marcar a urina em locais apropriados do lado de fora. Não apresse seu cachorro enquanto caminha; dê a ele uma chance de parar para fazer xixi.
Limpe bem: limpe bem assim que acontecer. Se o seu cachorro sentir cheiro de xixi, é mais provável que ele continue tentando urinar naquele local. Quanto melhor você puder limpar e neutralizar o cheiro de urina, não apenas encobri-lo, menos provável será que seu cão continue a sentir o cheiro de urina naquele local e volte para continuar marcando.
Não castigue : por mais frustrante que seja marcar em casa, não queremos punir nossos cães por fazerem xixi/marcar. Em vez disso, leve-o diretamente para fora e limpe bem a área. Pense no que pode ter desencadeado o comportamento de marcação e fique de olho no seu cão.
Fonte: “Dogster”. Sassafras Lowrey é um instrutor certificado de truques para cães e autor de “Tricks In The City”, “Healing/Heeling”, “Bedtime Stories For Rescue Dogs” e o livro de atividades “Chew This Journal”, que será lançado no verão de 2020. Siga Sassafras no Twitter @SassafrasLowrey e em SassafrasLowrey.com
Comentários